📅 28 abr 2025

Enviar

Frederico Siqueira é nomeado novo ministro das Comunicações após impasse político

Foto: Ricardo Stuckert

O engenheiro Frederico de Siqueira Filho foi nomeado e empossado nesta quinta-feira (24) como novo Ministro das Comunicações pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nomeação ocorre após a recusa do deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) ao convite para assumir a pasta.


Perfil técnico e experiência no setor

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, Frederico Siqueira possui mais de 26 anos de experiência no setor de telecomunicações e tecnologia da informação. Durante 21 anos, atuou na empresa Oi, ocupando cargos de liderança nas áreas de Operações, Planejamento, Regulação Institucional e Comercial. Em maio de 2023, assumiu a presidência da Telebras, estatal vinculada ao Ministério das Comunicações.

Siqueira também possui conhecimentos em Administração, Ciências Políticas, Comunicação e em diversos segmentos de Gestão, como Gestão de Crises, de Terceiros e de Projetos.


Nomeação após recusa de Pedro Lucas Fernandes

A nomeação de Siqueira ocorreu após o deputado Pedro Lucas Fernandes, líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, recusar o convite para assumir o ministério. Fernandes alegou que poderia contribuir mais para o país em sua atual função parlamentar.

A indicação de Siqueira foi apresentada a Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pelo ex-ministro das Comunicações Juscelino Filho e pelo próprio Pedro Lucas Fernandes, durante reunião no Palácio do Planalto na quarta-feira (23).


Compromissos à frente da pasta

Em sua posse, Siqueira destacou o compromisso de manter e ampliar projetos em andamento, como a expansão da conectividade em escolas públicas, o acesso ao 5G, a conexão de comunidades na Amazônia, a celeridade na concessão de rádios e canais de televisão em todo o território nacional e a implantação da TV 3.0.


Por, Clóvis Kallycoffen 

Veja mais 

PUBLICIDADE