📅 13 set 2025

Enviar

Manutenção na Adutora do Algodão suspende abastecimento de água em Guanambi e região

 

Imagem/divulgação

A Embasa informou que o abastecimento de água será interrompido nesta terça-feira, 19 de agosto, a partir das 6h, devido a uma manutenção programada em uma das estações de bombeamento da Adutora do Algodão.

A suspensão temporária vai afetar as sedes dos municípios de Guanambi, Candiba, Matina, Palmas de Monte Alto e Iuiú, além dos distritos de Mutãs (Guanambi) e Pajeú do Vento (Caetité).

Segundo a empresa, a previsão é que os serviços sejam concluídos no final da tarde, e o abastecimento será retomado de forma gradativa. A normalização plena deve ocorrer em até 48 horas após a conclusão dos trabalhos.

A Embasa recomenda que os moradores façam armazenamento prévio e seguro da água, priorizando o consumo humano e evitando usos não essenciais durante a interrupção.

A Adutora do Algodão, oficialmente chamada de Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Algodão (SIAA do Algodão), é uma infraestrutura estratégica para o Alto Sertão da Bahia. O sistema capta água do Rio São Francisco, trata em estação localizada em Julião (Malhada) e distribui para diversos municípios, com capacidade de 32,4 milhões de litros por dia.

O sistema possui cerca de 350 km de tubulações, nove reservatórios e 15 estações elevatórias, garantindo o abastecimento urbano e rural. Implantado em etapas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), hoje atende municípios como Candiba, Guanambi, Iuiú, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Caetité, Lagoa Real e Ibitira, além de diversos povoados da região.

Por, Clóvis Kallycoffen 

Veja mais…

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE