Imagem/divulgação
Na sessão ordinária desta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Guanambi aprovou o Projeto de Lei nº 086/2025, de autoria dos vereadores André Moitinho e Eponina Gomes, que institui a Política Municipal de Atenção Integral à Mulher com Endometriose.
O texto também cria a Semana Municipal de Conscientização sobre a Endometriose, a ser realizada anualmente na primeira semana de março, em alusão ao Mês da Mulher, com programação destinada a informar e alertar a população sobre a doença.
O que é a endometriose
A endometriose é uma doença inflamatória crônica, estrogênio-dependente, caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina. Entre os principais sintomas estão dor pélvica crônica, infertilidade e outros impactos que afetam de forma significativa a qualidade de vida das mulheres.
Outras votações e indicações
Na mesma sessão, também foram aprovados outros projetos e encaminhadas oito Indicações ao Executivo Municipal, contemplando diferentes áreas de interesse da população.
Moções de Aplausos
Ao final da sessão, os vereadores entregaram Moções de Aplausos em reconhecimento a personalidades e instituições que se destacam em Guanambi:
-
Loja Maçônica Fraternidade Guanambiense nº 73, pela realização do 25º Forró do Bode;
-
Alice Neves, jovem atleta com trajetória esportiva marcada por mais de 100 pódios;
-
Matheus Pereira dos Santos, jovem guanambiense selecionado para o Programa Deputado Jovem Baiano;
-
Xavier Doces de Algaroba – cientista, escritor, empresário e ex-candidato a vereador, reconhecido por feitos notáveis e pela representação de Guanambi em diversos estados e países.
Por, Clóvis Kallycoffen