Imagem/Memo Soul
As inscrições para o Vestibular da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) começam nesta terça-feira (16) e seguem até 8 de outubro, exclusivamente pelo site vestibular2026.uneb.br. A taxa de inscrição é de R$ 90, devendo ser paga até a data indicada no boleto bancário.
O processo seletivo oferece 5.974 vagas, sendo 4.219 para cursos presenciais, 600 para cursos EaD da UNEB e 1.155 para cursos EaD pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Segundo o edital, será feita a reserva de 40% das vagas para negros, além de 5% de sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgêneros, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades, garantindo que cada grupo tenha essa porcentagem em todos os cursos.
Podem concorrer às vagas ou sobrevagas reservadas os candidatos que se autodeclarem nos grupos citados, tenham cursado todo o Ensino Fundamental II e Médio em escola pública, estejam dentro do limite de renda familiar e atendam aos demais requisitos previstos no edital.
As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2026. A lista de cursos, quadro de vagas, informações sobre provas, documentação exigida e cronograma completo estão disponíveis no site e edital do Vestibular UNEB 2026.
Isenção da taxa de inscrição
A Uneb abrirá inscrições para isenção da taxa de inscrição nos dias 16 e 17 de setembro. Podem solicitar o benefício candidatos concluintes ou egressos do Ensino Médio em escolas públicas, bem como servidores das universidades públicas estaduais e seus dependentes. A lista final dos beneficiados será divulgada até 1º de outubro.
Candidatos que não obtiverem a isenção, mas desejarem realizar as provas, deverão imprimir o boleto para pagamento da taxa durante o período de inscrição.
Permanência estudantil
Após aprovação, os estudantes podem acessar políticas de permanência, como bolsas de auxílio, moradia estudantil (Casa dos Estudantes) e atenção psicossocial pela EMAE.
Internacionalização
A Uneb oferece oportunidades de internacionalização, com 79 acordos de cooperação internacional, editais de mobilidade para estudantes de graduação, incluindo passagens, auxílio de instalação e bolsa-auxílio.
Por, Clóvis Kallycoffen/Fonte, Ascom/Uneb



