Imagem divulgação: Douglas Amaral/Ascom SEC
Na manhã deste domingo (9), a titular da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Rowenna Brito, acompanhou as ações de segurança e logística para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025). A secretária esteve no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Salvador, onde observou, junto a equipes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o funcionamento das câmeras de monitoramento dos locais de prova.
O acompanhamento, que envolve mais de 12 órgãos estaduais e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), seguirá durante todo o dia para garantir a tranquilidade dos participantes.
“Todo mundo em prol da educação, porque a gente sabe que o Enem é a porta de entrada para a universidade e a Bahia é o maior estado do Nordeste em inscritos”, destacou Rowenna Brito.
Tecnologia e integração pela segurança dos estudantes
O CICC permanece ativado até às 23h, com suporte de 19 Centros Integrados de Comunicação (CICOMs) em todo o estado.
A Operação Enem 2025 conta com 3,6 mil câmeras de vigilância, sendo 866 com tecnologia de reconhecimento facial.
Além das forças estaduais, a ação reúne o apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), reforçando o compromisso da Bahia com a segurança pública e educacional.
Tô Com Você no Enem: acolhimento e incentivo
No Colégio Central, em Salvador, Rowenna Brito também acompanhou a distribuição dos kits Enem — compostos por água, lanche e canetas — aos estudantes. A iniciativa faz parte do projeto Tô Com Você no Enem, que desde o início do ano promove simulados, aulões, revisões temáticas e rodas de conversa em toda a rede estadual.
“Hoje, recepcionamos nossos estudantes com metrô gratuito, kits Enem e muito incentivo. Eles estão preparados e confiantes”, afirmou a secretária.
Para Tawan Menezes, estudante do 3º ano da rede estadual, o gesto representa cuidado e motivação:
“A ansiedade é grande. Esse acolhimento ajuda muito e me deixa mais tranquilo para fazer a prova”, relatou o jovem de 19 anos.
Avanço para a comunidade
O conjunto de ações coordenadas pela SEC reafirma o papel do Governo da Bahia em garantir acesso à educação de qualidade e condições seguras para os estudantes.
Com tecnologia, acolhimento e integração entre instituições, o estado demonstra que investir na juventude é fortalecer o futuro
Por, Clóvis Kallycoffen



