Imagem divulgação: Ascom Sesab
Campanha reforça cuidados com a saúde do homem
O Governo do Estado da Bahia deu início, neste sábado (8), às ações do Novembro Azul, campanha dedicada à saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. A mobilização segue durante todo o mês, com consultas, exames e atendimentos gratuitos em Salvador e nas Policlínicas Regionais do interior.
Na capital, os serviços já estão disponíveis no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Centro Estadual de Oncologia (Cican) e nas Policlínicas Regionais de Narandiba e Escada. Entre os serviços ofertados estão consultas em urologia, cardiologia, endocrinologia, angiologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral, além de exames de PSA, eletrocardiograma e ultrassonografia.
Prevenção e diagnóstico precoce são prioridades
O coordenador do programa Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes, destacou que a meta é ampliar o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce das doenças que mais afetam os homens.
“As vagas foram abertas antecipadamente e ainda há horários disponíveis para agendamento no site www.ba.gov.br”, informou o gestor.
Interior mobilizado com 20 Policlínicas em operação
As ações também estão sendo intensificadas no interior, com 20 Policlínicas Regionais em funcionamento neste fim de semana. As unidades estão localizadas em municípios como Teixeira de Freitas, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Jequié, Irecê, Paulo Afonso, Juazeiro, Barreiras e outros.
Ao todo, serão 6.584 atendimentos realizados, incluindo 2.166 consultas especializadas e 4.418 exames e procedimentos diagnósticos.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, reforçou que a iniciativa integra a parceria Bahia–Brasil, dentro do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que destinou R$ 100 milhões ao estado.
“Com o apoio do Governo Federal, ampliamos em mais de 30% a capacidade de atendimento das policlínicas e já alcançamos 99,7% de cobertura municipal”, ressaltou.
Gestão compartilhada fortalece o SUS
O coordenador estadual dos Consórcios de Saúde, Marcos Pereira, afirmou que o modelo de gestão regionalizada e compartilhada tem sido essencial para aproximar os serviços especializados da população.
“A regionalização é o caminho para ampliar o acesso e reduzir desigualdades. O trabalho conjunto entre Estado, Governo Federal e consórcios fortalece o SUS e garante atendimento mais perto de quem precisa”, afirmou.
Avanço para a comunidade
Com mais de 8,7 milhões de atendimentos realizados desde 2017, o modelo das policlínicas regionais da Bahia se consolida como referência nacional em saúde pública, ampliando a oferta de serviços e fortalecendo o acesso universal à saúde. O Novembro Azul reforça esse compromisso com a prevenção, o cuidado e a vida.
Por, Clóvis Kallycoffen



