Foto/Karoline Meira
A agricultura familiar da Bahia celebrou um marco de reconhecimento nacional e internacional durante o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, realizado em São Paulo nesta quinta-feira (18). Produtos de cooperativas baianas receberam o Selo VP, certificação concedida pela Faculdade VP, referência mundial em nutrição funcional, que atesta a qualidade, segurança e valor nutricional dos alimentos produzidos por famílias agricultoras, reforçando sua credibilidade junto a nutricionistas, consumidores e redes de comercialização.
Foram certificados o flocão de milho da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), o suco de uva da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), as barrinhas de cereais da Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas de Itaberaba (Coopaita) e o mix de castanhas da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju).
Para a nutricionista e diretora da VP Centro de Nutrição, Valéria Paschoal, a certificação é um divisor de águas para os alimentos da agricultura familiar:
“O Selo VP é muito mais do que um símbolo de qualidade, ele é uma chancela que mostra ao mundo que a agricultura familiar é capaz de entregar alimentos saudáveis, nutritivos e sustentáveis, produzidos com cuidado e responsabilidade. Ao reconhecermos esses alimentos, estamos fortalecendo não só a saúde humana, mas também a saúde do planeta.”
A conquista evidencia o papel das cooperativas como agentes de transformação, unindo saúde, sustentabilidade e impacto social positivo, e é resultado do esforço coletivo que envolve o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atua desde a base produtiva até a comercialização e possibilita a presença das cooperativas em grandes eventos.
A Bahia marca presença no congresso com o estande “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, que segue até 20 de setembro como uma vitrine de sabores, saberes e diversidade cultural, aproximando o público de alimentos que unem inovação, tradição e sustentabilidade.
Por, Clóvis Kallycoffen



