Foto Thuane MariaGOVBA
O Governo da Bahia deu um passo importante para o fortalecimento do setor agropecuário com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Agricultura (Seagri) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da ADAB e da Bahiater, nesta terça-feira (8), durante a abertura do V Encontro do Fórum Estadual dos Gestores Municipais da Agropecuária da Bahia (Feagri).
O evento, que ocorre até quinta-feira (10) no Centro de Convenções de Salvador, promete consolidar políticas públicas para o campo, unindo conhecimento técnico, inovação e integração entre os municípios baianos.
Acordo fortalece assistência técnica e defesa agropecuária
Com foco na defesa sanitária agropecuária, assistência técnica e extensão rural, o novo acordo busca integrar os serviços prestados por diferentes esferas do governo, garantindo mais eficiência e suporte direto aos produtores.
Segundo Osni Cardoso, secretário de Desenvolvimento Rural, “essa assinatura é uma tentativa da gente avançar cada vez mais com a cadeia, principalmente no processo das agroindústrias. A Bahia já é a melhor dentro da agroindústria do Brasil”.
Evento reúne mais de 500 participantes de 210 municípios
Com mais de 500 inscritos de todas as regiões da Bahia, o Feagri é um dos maiores eventos do setor no estado. A programação inclui palestras magnas, minicursos e plenárias que debatem temas essenciais como:
-
Políticas públicas e gestão rural
-
Transição energética no campo
-
Tecnologias sustentáveis e de baixa emissão de carbono
-
Segurança alimentar e assistência técnica
-
Indicação Geográfica e Marcas Coletivas
Durante a palestra magna, especialistas apresentaram um panorama global da agropecuária, destacando os desafios climáticos e as oportunidades de inovação para os produtores brasileiros, especialmente os baianos.
Agropecuária baiana representa 22,5% da economia estadual
O evento reforça a importância estratégica da agropecuária na economia da Bahia. De acordo com o secretário de Agricultura, Pablo Barrozo, “nós estaremos discutindo aqui não só agropecuária, mas o agronegócio, a agricultura familiar, todos os setores que movimentam a economia do nosso Estado, que são responsáveis por 22,5% da nossa economia”.
O secretário também destacou que o evento prepara os gestores municipais para uma agricultura mais moderna, sustentável e inovadora, promovendo integração entre territórios e compartilhamento de boas práticas.
Tecnologias sustentáveis para o campo
Entre os destaques está o minicurso “Tecnologia de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono”, ministrado pelo engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Ramos, que integra o Plano ABC do Governo Federal. Ele ressaltou que “esse minicurso irá fortalecer os gestores municipais, dando ferramentas para que eles levem conhecimento para os agricultores, homens e mulheres do campo”. O objetivo é que a produção rural aumente com mais qualidade e menor impacto ambiental, impulsionando a renda dos produtores e das comunidades.
Intercâmbio e valorização regional
Para participantes como o engenheiro agrônomo José Rubens, de Casa Nova, o evento é também uma oportunidade única de troca de experiências e valorização das produções locais. “Temos uma agricultura potente, e este é um momento importante de networking. Conseguimos apresentar o potencial da nossa agricultura e absorver conhecimento de outros colegas”, destacou.
Por, Clóvis Kallycoffen