Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Durante visita ao encerramento da Bahia Origem Week, neste domingo (6), o governador Jerônimo Rodrigues destacou o papel estratégico da agricultura familiar no desenvolvimento econômico e na valorização cultural da Bahia. Realizada no Centro de Convenções de Salvador, a feira reuniu mais de 30 mil pessoas em quatro dias de programação, com comercialização estimada em R$ 15 milhões e a presença de dezenas de expositores apoiados por políticas públicas estaduais.
“Isso aqui é uma exposição de uma inteligência muito forte que estava guardada esse tempo inteiro. A Bahia não tem que ficar atrás de nenhum outro estado ou país quando se trata da qualidade dos seus produtos”, declarou Jerônimo, ao defender o fortalecimento da produção local. O governador ainda exaltou o selo Bahia Origem, que garante a procedência e qualidade dos produtos. “Quando você pega um produto numa prateleira, você confia. Aqui tem garantia. Aqui tem origem”, reforçou.
Agricultura familiar é maioria entre os expositores
Cerca de 80% dos expositores da feira são oriundos da agricultura familiar, segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro. “Esses produtos são fruto de políticas públicas que chegaram onde precisavam chegar: na zona rural”, explicou. Entre as ações de suporte, estão assistência técnica, acesso a crédito, inspeção sanitária e apoio à comercialização.
No espaço Empório da Agricultura Familiar, produtores de todo o estado apresentaram alimentos com identidade territorial e compromisso com a sustentabilidade. Um exemplo é a Associação Queijo Baiano, a maior do Brasil no segmento, que celebrou a nova visibilidade. “Isso conecta o campo com a cidade. Estar nesse evento muda o nosso mercado e aumenta a demanda”, afirmou o presidente João Campos.
Turismo e produção local em sintonia
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) também marcou presença na feira, promovendo as 13 zonas turísticas do estado e seus produtos típicos, como cachaças, chocolates e vinhos. “O turista quer consumir o que é nosso, com origem e qualidade. Essa é uma forma de valorizar a Bahia e gerar emprego e renda nos territórios”, explicou o secretário Maurício Bacelar.
Bahia no radar internacional
A feira também atraiu visitantes internacionais. Os norte-americanos Kevan Akrami e Beemnet Amdemicael, que estão em Salvador a trabalho, destacaram a qualidade dos produtos e o orgulho dos produtores locais. “É incrível ver como os produtores falam com entusiasmo sobre o que fazem”, disse Kevan. “A feira mostra uma Bahia vibrante, rica em cultura, alimentos e história. É uma experiência única”, completou Beemnet.
Valorização e futuro
Além das vendas e do intercâmbio cultural, a Bahia Origem Week reafirmou o protagonismo da agricultura familiar como motor da economia regional e símbolo da identidade baiana. “Meu desejo é ver produtos da Bahia nas gôndolas de supermercados do Brasil e do mundo”, finalizou o governador Jerônimo Rodrigues.
Por, Clóvis Kallycoffen
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