Imagem divulgação/ Ascom Sudesb
Nos dias 12 e 13 de setembro, o município de Irecê recebe a Clínica do Paradesporto da Sudesb, com programação de atividades teóricas e práticas em futebol de cegos, goalball, paraatletismo e bocha. O evento será realizado no Colégio Estadual Professor Jorge Rodrigues, com abertura na sexta-feira (12), às 19h, e continuidade no sábado (13), das 8h às 14h.
A iniciativa faz parte da quinta rodada de viagens do projeto, organizado pelo Núcleo do Paradesporto da Sudesb. Entre os palestrantes confirmados estão:
-
Wilson de Lima Filho, doutor em Educação pela UFBA e supervisor do Centro de Referência Paralímpico da Bahia, que abordará o paraatletismo;
-
Tássia Alves, especialista em Educação Física Adaptada, que apresentará as modalidades de goalball e futebol de cegos;
-
Marconi Andrade, professor de Educação Física, que tratará sobre a bocha.
O coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, Adelmar Júnior, destaca que a realização em Irecê ganha força no Setembro Verde, mês dedicado à inclusão das pessoas com deficiência (PCDs):
“Estamos muito animados em executar mais essa agenda da clínica. O evento integra uma mobilização nacional em defesa da inclusão e do respeito aos direitos das pessoas com deficiência”
Assim como em outras cidades já contempladas – Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Juazeiro e Itabuna – a edição de Irecê reunirá estudantes, profissionais de Educação Física, da Saúde e pessoas que atuam diretamente no atendimento a PCDs.
A ação conta com apoio da Prefeitura de Irecê e será totalmente gratuita, com certificação para os participantes. A execução é fruto de parceria entre a Sudesb e a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA), com investimento de R$ 260 mil.
O projeto teve início em maio e segue até dezembro. Após Irecê, as próximas etapas da Clínica do Paradesporto serão realizadas em:
-
Porto Seguro (3 e 4 de outubro)
-
Seabra (7 e 8 de novembro)
-
Camaçari (12 e 13 de dezembro).
Por, Clóvis Kallycoffen