📅 28 abr 2025

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Corredor Bioceânico em Foco: Chineses Inspecionam Fiol e Porto Sul na Bahia”

Foto: Daniel Thame/GOVBA

Em 16 de abril de 2025, uma comitiva composta por representantes do Ministério dos Transportes, da Casa Civil, do Governo da Bahia e engenheiros chineses realizou visita técnica às obras da Malha I da Ferrovia de Integração Leste‑Oeste (Fiol) e ao Porto Sul, em Ilhéus (BA), com o objetivo de avaliar a viabilidade de conectar o Atlântico ao Pacífico via o porto peruano de Chancay. A delegação, coordenada pelo Governo Federal, confirmou que a China irá elaborar um novo estudo para implantação do Corredor Bioceânico Brasil‑Peru, rota estratégica para o escoamento de grãos e minérios à Ásia e demais mercados internacionais 

Visita técnico‑institucional em Ilhéus

O secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, desembarcou em Ilhéus acompanhado por engenheiros e técnicos chineses para uma inspeção detalhada na Fiol e no canteiro do Porto Sul. A Malha I da Fiol compreende 537 km entre Caetité e Ilhéus, e, junto ao Porto Sul — concessionado à Bahia Mineração S.A. (Bamin) —, formará o polo logístico fundamental para o novo corredor.

Conexão Atlântico‑Pacífico

O principal foco da visita foi analisar a interligação do Porto Sul, no Oceano Atlântico, ao porto peruano de Chancay, a cerca de 80 km de Lima, no Pacífico. A estrutura bioceânica deve reduzir em até 10 dias o tempo de trânsito de cargas brasileiras rumo à Ásia, ampliando a competitividade do agronegócio e da mineração.

Estudos e parcerias

Durante a inspeção, Marcus Cavalcanti, secretário‑executivo do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, destacou a importância de um estudo aprofundado para garantir eficiência econômica e ganhos ambientais. A China se comprometeu a conduzir novas modelagens de tráfego e de investimentos para operacionalizar o Corredor Bioceânico Brasil‑Peru.

Integração ferrovia‑porto

Além da Fiol 1, a delegação visitou o entroncamento entre a Fiol, a Ferrovia de Integração Centro‑Oeste (Fico) e a Ferrovia Norte‑Sul, em Mara Rosa (GO), ponto estratégico para consolidar a malha intermodal brasileira. Esse nó garantirá fluxo contínuo de cargas do interior para as costas atlântica e pacífica.

Agenda da delegação

Na terça-feira (15), os técnicos foram recebidos na Casa Civil, em Brasília (DF), para alinhamentos políticos e técnicos. Após Ilhéus, seguirão nesta quinta (17) para o Porto de Santos (SP), dando sequência à avaliação da infraestrutura portuária e ferroviária nacional.

Destaques importantes

  • Fiol Malha I: 537 km de trilhos entre Caetité e Ilhéus;

  • Porto Sul: alicerce estratégico para o Atlântico;

  • Chancay (Peru): ponto de chegada no Pacífico a 80 km de Lima;

  • Corredor Bioceânico: rota que reduzirá em até 10 dias o escoamento das exportações.


Por, Clóvis Kallycoffen

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