Foto: Matheus Landim/GOVBA
O Governo do Estado da Bahia anunciou um investimento de R$ 54 milhões para ampliar o alcance do Programa Corra pro Abraço, iniciativa do Bahia pela Paz voltada à prevenção social da violência, o programa vai fortalecer cuidado e inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa prioriza jovens de 12 a 29 anos e passa a atuar em cidades como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié e Camaçari, além de reforçar atendimentos em bairros de Salvador.
Na segunda-feira (22), o governador Jerônimo Rodrigues assinou os termos de colaboração com organizações da sociedade civil selecionadas em edital de chamamento para execução das ações do programa.
Políticas de inclusão e cuidado humanizado
Durante o evento, realizado no Centro Administrativo da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), também foi sancionada a lei que garante gratuidade na emissão das vias da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas de baixa renda, em situação de rua ou acima de 60 anos.
O programa, executado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), tem como missão reduzir riscos e danos, oferecendo cuidado humanizado a populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua e usuários de álcool e outras drogas, garantindo acesso a direitos, políticas públicas, cultura e rede de atenção psicossocial. O governador Jerônimo Rodrigues afirmou: “Esse aqui é o abraço da chegada de um conjunto de políticas públicas de atenção, de afeto. É o abraço da saída daqueles que pretendem receber de nós força para sair das drogas, do crime e do anonimato, rumo a uma nova vida.”
Expansão do programa e parcerias
Os termos de colaboração definem as organizações responsáveis por cada território:
-
Salvador: Cria, Iniciativa Negra, É de Lei, Associação Folia Africana e Carnavalesca, Cipó;
-
Feira de Santana e Camaçari: Comunidade Cidadania e Vida (Convida);
-
Vitória da Conquista e Jequié: Cipó em parceria com Instituto de Desenvolvimento Ambiental, Social e Educacional (Idase).
Além disso, o governador autorizou a cessão de dois imóveis do IPAC, no Pelourinho, para instalação de pontos de acolhimento e convivência para pessoas em situação de rua.
CIAMP e fortalecimento da participação social
O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua (CIAMP) também teve seus novos membros empossados, incluindo representantes da sociedade civil. A coordenadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Maria Sueli Oliveira, destacou a importância do comitê:
“Com certeza vamos ter muitos resultados com esses novos membros, com o empenho do governador, da secretária Fabya Reis e de toda a equipe. Este comitê será muito potente.”
Bahia pela Paz
O Bahia pela Paz é um programa estratégico de prevenção e redução da violência letal, atuando por meio de Coletivos Bahia pela Paz, que oferecem educação, cultura, inserção no mercado de trabalho, atendimento psicossocial, acesso à cidadania e garantia de direitos, difundindo a Cultura de Paz entre jovens e famílias em territórios de maior vulnerabilidade.
Por, Clóvis Kallycoffen



