O Hemocentro de Montes Claros está chamando a comunidade para reforçar o abastecimento de sangue, após o recesso de Carnaval, devido a um estoque em níveis críticos. Segundo informações, até quarta-feira (5), havia apenas 6 bolsas de sangue do tipo “O” negativo e 30 do tipo “O” positivo – números considerados muito abaixo dos níveis aceitáveis.
Estoque Crítico e Necessidade de Todos os Grupos
A coordenadora da captação, Rosana Silva, destacou que, embora o “O” negativo seja essencial por poder ser utilizado para todos os tipos sanguíneos, o “O” positivo é o mais presente na população.
“Neste momento, precisamos muito da doação de quem é ‘O’ positivo, ‘O’ negativo, e de quem é do grupo negativo em geral. Mas ressaltamos que todos os grupos são bem-vindos.”
Cada doação tem o potencial de salvar até quatro vidas, beneficiando hospitais, pacientes e até famílias inteiras, especialmente em situações de emergência, oncologia e tratamentos para doenças congênitas relacionadas ao sangue.
Como Doar e Direitos do Doador
Interessados podem comparecer ao Hemocentro, localizado na Rua Urbino Viana, 640, Vila Guilhermina, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, ou agendar a doação conforme a disponibilidade.
Além do impacto social, a legislação trabalhista garante aos doadores 1 dia de ausência remunerada a cada 12 meses, mediante apresentação de um comprovante emitido pelo serviço de coleta.
Critérios para a Doação
- Alimentação e Hidratação: Não pode estar em jejum e deve manter a hidratação adequada.
- Saúde e Peso: Comparacer em condições plenas de saúde e pesar 50 kg ou mais.
- Faixa Etária: Ter entre 16 e 69 anos (pessoas com mais de 60 anos podem doar somente se já tiverem doado antes dos 60).
- Intervalo Entre Doações: Mulheres podem doar a cada 90 dias, até três vezes por ano; homens, a cada 60 dias, até quatro vezes por ano.
Apelo à Solidariedade
A campanha ganhou o apelido de “bloquinho da solidariedade”, incentivando os moradores a se organizarem em grupo para ajudar. Para mais informações, os interessados podem ligar para (38) 3218-7800.
A iniciativa reforça a importância da doação de sangue para manter os estoques e salvar vidas, tornando-se essencial a participação de todos os grupos sanguíneos.
PORTAL MINAS BAHIA/ Fonte- g1 Grande Minas