📅 27 abr 2025

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Lauro de Freitas deve receber sistema de BRT com ônibus elétricos.

Imagem/divulgação

O município de Lauro de Freitas receberá um sistema de Bus Rapid Transit (BRT) com 7,3 km de extensão, 11 paradas e ônibus 100% elétricos operando em corredores exclusivos ao longo da BA‑099 (Estrada do Coco). O trajeto ligará a Estação Aeroporto do Metrô de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) ao Terminal Rodoviário de Portão, com plataforma de embarque pela esquerda. Parte dos estudos já foi concluída, e o projeto técnico deverá ser finalizado nos próximos meses, antes da licitação e início das obras.

Visão geral do projeto

O BRT terá 7,3 km de extensão e 11 paradas ao longo da BA‑099 (Estrada do Coco), atravessando a região central de Lauro de Freitas.
Toda a operação ocorrerá em corredores exclusivos, com ônibus 100% elétricos e embarque pela esquerda, garantindo agilidade e conforto aos passageiros.
A rota contemplará a Estação Aeroporto do SMSL e o Terminal Rodoviário de Portão, integrando metrô e transporte rodoviário municipal.
O modelo segue padrões do BRT de Salvador, que opera desde 2022 com integração ao metrô e frota parcialmente elétrica, premiado por sua sustentabilidade urbana.

Contexto e desafios de mobilidade

A iniciativa do governo da Bahia busca resolver um problema crônico de transporte em Lauro de Freitas, onde a superlotação e a ausência de corredores exclusivos prejudicam a mobilidade diária.
O SMSL – Metrô de Salvador e Lauro de Freitas – soma 41,8 km e 23 estações, mas depende de modais complementares para atender áreas fora do traçado metroviário.

Referência em Salvador

Em Salvador, o BRT opera em 13 km com nove estações, participa da integração tarifária e, em 2023, passou a contar com oito ônibus elétricos de um total de 26, além de uma estação de eletrocarregamento para recarga rápida. O governo da Bahia já lançou ônibus 100% elétricos para integrar a Região Metropolitana, equipados com Wi‑Fi, ar‑condicionado e carregamento por energia solar.

Próximos passos e cronograma

Parte dos estudos para o BRT em Lauro de Freitas já foi concluída, e o projeto completo deve ser finalizado tecnicamente nos próximos meses.

Perspectivas futuras: VLT

No futuro, a gestão estadual não descarta a implantação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Lauro de Freitas, ampliando ainda mais as opções de mobilidade urbana.
Segundo o TCU, a aquisição de VLT para Salvador beneficiará cerca de 560 mil moradores do subúrbio e deverá servir de parâmetro para projetos semelhantes na RMS.

Destaque para o leitor

  • Extensão: 7,3 km
  • Paradas: 11
  • Corredores: exclusivos
  • Veículos: ônibus 100% elétricos
  • Embarque: plataforma pela esquerda
  • Integração: Estação Aeroporto (SMSL) ao Terminal Portão
  • Estudos: parte concluída; projeto finalização em meses
  • Futuro: estudo de VLT para cidade

Por, Clóvis Kallycoffen

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