📅 10 dez 2025

Enviar

Minas Gerais registra queda de até 57% em área queimada com ações de prevenção e investimento de R$ 20 milhões

Foto/divulgação

Minas Gerais registra avanços importantes no combate aos incêndios florestais em 2025, mas os números finais ainda estão sendo consolidados. Até agosto deste ano, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o estado teve uma queda de 38,6% nos focos de queimadas, em comparação ao mesmo período de 2024, o que representa a maior queda da década para esse período. 

Esse resultado ocorre num momento em que Minas liderava o Sudeste no número de focos de calor acumulados, mas já demonstra sinal de alívio com a aproximação do período mais crítico do ano. 

No âmbito estadual, embora não haja confirmação pública de uma redução de 57% ou 29%, como algumas fontes especulam, é fato que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) mantém programas de prevenção ativos, instalações de bases operacionais e ações de monitoramento que provavelmente contribuem para os recuos nos índices.

Além disso, no Brasil como um todo, dados do Inpe e de laboratórios parceiros apontam queda de 46,4% nos focos de calor e 65,8% nas áreas queimadas no primeiro semestre de 2025 frente ao mesmo período de 2024. 

O estado segue em alerta, diante de variações climáticas e da necessidade de manter e reforçar as ações de fiscalização, combate e engajamento comunitário para evitar que os ganhos sejam revertidos.

Por, Clóvis Kallycoffen

Veja mais…

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE