📅 14 jun 2025

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Prefeitura de Guanambi modernizará Arquivo Público em parceria com a Fundação Pedro Calmon

Imagem: /ASCOM PMG

A Prefeitura de Guanambi avança para resolver uma antiga demanda relacionada à guarda e conservação de documentos públicos. A proposta visa garantir um local apropriado para o acervo documental e promover a utilização mais eficiente dos espaços administrativos, atualmente sobrecarregados com processos físicos acumulados.


Convênio técnico com a Fundação Pedro Calmon

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (3), o Termo de Convênio de Cooperação Técnica entre a Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público do Estado da Bahia e o Município de Guanambi. O objetivo é promover a organização completa do acervo documental pertencente à administração pública.


Importância histórica e científica do acervo

Estamos organizando todo o acervo documental do município, que além do valor histórico será importante fonte de pesquisa científica e vai desafogar os espaços administrativos, hoje abarrotados de processos físicos”, destacou o secretário de Administração, Anderson Ribeiro.


Participação técnica e articulação institucional

Participaram ativamente das tratativas para celebração deste convênio o advogado e consultor da Secretaria de Administração, Diego Emerson, o arquivista Afonso Pereira, responsável pela Coordenação de Fomento aos Arquivos Públicos Municipais, e a arquivista Adriana Silva, da Coordenação de Gestão Documental da Fundação Pedro Calmon.


Infraestrutura: nova estrutura e mobiliário

Já foi realizada licitação para aquisição de até 300 estantes que irão compor o novo Arquivo Público Municipal. O investimento representa um passo importante para solucionar um problema histórico de armazenamento e preservação dos documentos públicos em Guanambi.


Digitalização e modernização da gestão documental

Está previsto para o mês de julho o lançamento de um novo processo licitatório visando à contratação de empresa especializada na digitalização completa do acervo. A iniciativa permitirá reduzir o tempo de busca por documentos oficiais, além de tornar a gestão pública mais eficiente, beneficiando diretamente a população guanambiense.

Fonte: /Texto ASCOM PMG

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