Foto: Agência Brasil
A campanha de vacinação contra a gripe começou antes do previsto na capital baiana. Inicialmente programada para o dia 7 de abril, a imunização foi antecipada e teve início na última terça-feira (25), com a aplicação de doses em idosos residentes de um instituto de longa permanência.
A partir desta quarta-feira (26), toda a população que faz parte do grupo prioritário já pode receber a vacina nos postos de saúde, das 8h às 16h. A medida busca reforçar a proteção contra a Influenza, especialmente entre os mais vulneráveis.
Quem pode se vacinar?
Fazem parte do público-alvo da campanha:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-
Idosos com 60 anos ou mais
-
Gestantes e puérperas
-
Trabalhadores da saúde e da educação
-
Indígenas e povos tradicionais
-
Pessoas em situação de rua
A vacinação ocorre de forma gratuita nas unidades de saúde e visa reduzir complicações e internações causadas pelo vírus da gripe.
Imunização ampliada no Brasil
Além das campanhas sazonais, a vacina contra a gripe passa a integrar, a partir deste ano, o Calendário Nacional de Vacinação. Isso significa que o público-alvo terá acesso ao imunizante durante todo o ano, fortalecendo a prevenção contra a Influenza.
Na Bahia, a distribuição das doses começou na segunda-feira (24). No total, o estado recebeu 428 mil vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, que começaram a ser entregues no sábado (22). O objetivo é garantir a imunização dos cerca de 6,3 milhões de baianos que fazem parte do grupo prioritário.
Por, Clóvis Kallycoffen